Poro sincronizado na Impress Decor Brasil

Fotos • Impress • Marcel Favery-38_alta

A fornecedora de papéis decorativos Impress Decor Brasil vai contar com estrutura e tecnologia própria para desenvolver a impregnação de padrões com poro sincronizado, tendência nos revestimentos de superfícies. De acordo com João Martinez, Managing Director da empresa, o equipamento necessário para a linha de impregnação já foi adquirido e chegará na fábrica em dezembro deste ano. “Tudo deve estar instalado em janeiro de 2015, estando, a partir disso, pronto para atender qualquer demanda que o mercado precisar”, afirma.

Entenda mais sobre essa tecnologia, com informações de Dirk Eiynck, Product Manager do Grupo Impress, e suporte de Glaucia Binda, gerente de design e produto da filial brasileira. Confira.

Como surgiu e o que é?

O revestimento nas superfícies decorativas de painéis com base em madeira mudou ao longo dos anos. No início era somente a tentativa de reproduzir visualmente a madeira e hoje tornou-se uma busca constante pelo efeito cada vez mais natural, tornando difícil até comparação de superfície impressa e o material original. A superfície tátil também mudou muito porque as texturas também evoluíram. Primeiramente haviam o alto brilho ou super mate. Depois passando para texturas que tenham o brilho e o fosco na mesma textura; na sequência apareceram texturas chamadas de “hand scraped” que transferem um efeito rústico parecendo ser feito a mão; mais recente, o saw cut, que simula a batida da serra na chapa, e as próprias estruturas dos poros da madeira natural. No Brasil temos também famosas texturas com efeito de tecido. Porém todos estes sem seguir exatamente a estrutura do desenho a que vinha sendo aplicado.

A fusão perfeita de efeitos ótico e tátil só recentemente se tornou possível com a tecnologia EIR, (sigla em inglês para Gravação em Registro), o que no Brasil chamamos de Poro Sincronizado. Através desta tecnologia de processo controlado, é feito o encaixe de alta precisão da imagem impressa da estrutura do desenho com o relevo da placa de aço durante o processo de prensagem. Isto significa que a estrutura da placa de prensagem e a estrutura impressa onde se quer simular relevos e depressões devem ser iguais, o que torna o resultado geral da superfície em uma conjunção perfeita de efeitos ópticos e táteis.

Tipos de desenhos mais adequados:

Os desenhos mais adequados para a aplicação da tecnologia do Poro Sincronizado são reproduções de tipos de madeira que possuam grandes catedrais ou anéis marcados e porosos em torno de um nó. Temos como exemplo o carvalho, freixo, olmo, castanheiro e acácia. Até mesmo uma nogueira, com seus poros menos definidos, mas destacando os efeitos do tempo em partes claras ou escuras que representam o crescimento precoce ou tardio na definição da madeira, é adequado para o efeito de registro.

Neste caso não são os poros da madeira na estrutura de superfície que se acentuaram, mas a sensação tridimensional da estrutura, que se define por uma alteração entre as áreas foscas e brilhantes, relevo e profundidades. Com relação as cores, podemos dizer que quanto mais naturais melhor, pois o principal recurso que o uso de uma chapa com poro sincronizado oferece é a substituição total da lamina de madeira, que para a indústria de móveis se tornou improdutiva. Cores mais claras representando uma lamina lixada, tonalidades médias que mostram todos os detalhes como sulcos e nós e as bem escuras naturais ou tingidas mostrando diferentes tonalidades na mesma estrutura. O fato é que o Poro Sincronizado valoriza muito o padrão, atribuindo naturalidade aos desenhos tornando-os muito fieis a madeira natural.

Aplicações do Poro Sincronizado

O Poro Sincronizado já tem sido aplicado em pisos laminados por muitos anos e agora também vem encontrando seu caminho na produção de móveis para todos os ambientes. Inicialmente era apenas possível aplicá-la de um lado da chapa, tornando o processo um pouco mais difícil para a indústria de móveis em série, pois o cuidado deve ser redobrado na orientação dos veios sincronizados da chapa. No caso do uso em movelarias e marcenarias em que se trabalham as peças uma a uma este problema foi totalmente contornado, fazendo com que o Poro Sincronizado substituísse de fato uma lamina de madeira com algumas vantagens.

Porém, hoje já existem máquinas tecnologicamente preparadas para prensagem de superfícies nas duas faces da chapa. Algumas empresas no Brasil já tem investido em equipamentos de última geração como este. Isto será um grande avanço para a indústria de móveis em série. Isso exigiu também evolução nos processos de impressão e impregnação por parte da Impress.

Tecnologias de processo e investimentos específicos

Dentre as etapas mais críticas do desenvolvimento de um produto com Poro Sincronizado estão o desenvolvimento ou criação do desenho, a impressão e a impregnação, etapas onde a Impress atua por completo no processo. Tudo deve ser calculado pois o objetivo final é a capacidade de ajustar em 100% o papel decorativo impregnado com a estrutura de placa de prensagem.

É necessário o uso de tecnologia particular e específica e também de muito conhecimento aplicado em todo o processo. Desde a seleção do material adequado, passando por controles precisos de impressão e impregnação. Para que a chapa com poro sincronizado tenha resultado perfeito tudo é calculado em décimos ou centésimos de milímetros desde o desenho até a prensagem.

Uma equipe completa deve trabalhar ao longo de cada projeto de Poro Sincronizado onde até a escolha de papeis específicos, bem como a monitorização cuidadosa da expansão dos mesmos durante o processo de impregnação, são a chave do sucesso e o segredo de uma superfície perfeita para obter o produto.

Com base em toda sua filosofia de atender ao cliente em 100% de suas necessidades, a Impress Decor Brasil tem investido constantemente em novas tecnologias, e no caso do Poro Sincronizado não é diferente. Recentemente houve a aquisição de um equipamento de ponta, exclusivo para a máquina de impregnação que tornará mais precisos os processos de produção do Poro Sincronizado e do Endless Beauty, que é um tipo específico de piso que necessita de tecnologia similar.

Este equipamento tornará a prensagem do papel na chapa muito mais ágil e produtiva em seu processo, pois além de impregnado o papel já estará cortado e ajustado às condições essenciais da chapa gravada com o desenho do poro, tornando quase nulas as chances de erro na prensagem.

Toda esta tecnologia tem sido pesquisada e implantada pelos profissionais do Grupo Impress, liderados por Dirk Eiynck, Gerente de Produtos, profissional especialista com muitos anos de experiência em Poro Sincronizado e que atua corporativamente em todas as unidades do grupo.

Deixe um comentário